Modelo de licitação de Tubarão vira referência para cidade do Oeste do Estado

O modelo de licitação da prefeitura, que valoriza a participação de micro e pequenos empreendedores locais, prática lançada no primeiro semestre e que despertou a curiosidade de dezenas de prefeitos nos últimos meses, também virou referência para Faxinal dos Guedes, no Oeste do Estado. Nesta quinta-feira (13), dois membros da secretaria de Fazenda dessa cidade visitaram o setor de Compras e Licitação para conhecer melhor esse sistema que fortalece a economia local.

 

O secretário de Fazenda, Pedro Paulo Ramilo e o coordenador de Controle Interno, Jonas Sirino foram recebidos pelo gerente de Gestão, Darlan Mendes, que detalhou toda a operação desse processo licitatório.

 

“No mês passado nós estávamos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), quando o prefeito Joares Ponticelli fez um discurso a respeito dessa modalidade de licitação. Nos chamou muito a atenção, pois é algo que podemos implantar também em nossa cidade”, destacou Ramilo.

 

Cerca de R$ 5 milhões foram direcionados no comércio local, beneficiando micro e pequenos empreendedores, através de licitações de produtos para a merenda escolar, material de expediente, material de limpeza e produtos da agricultura familiar.

 

Desde que essa iniciativa foi colocada em prática e divulgada em eventos, como o Congresso de Prefeitos, na Federação Catarinense de Municípios (Fecam), gestores de dezenas de municípios catarinenses já entraram em contato com a prefeitura de Tubarão para conhecer melhor esse tipo de licitação.