Dpto. de Alimentação Escolar realiza visitas às cozinhas escolares para aplicação do Selo de Qualidade

Pela primeira vez o Selo de Qualidade em Alimentação Escolar será implantado nas unidades escolares do município e terá validade de 6 meses, como forma de valorizar o trabalho e empenho da equipe de merendeiras e gestão escolar. Desde o último dia 13 de agosto, as nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da Fundação Municipal de Educação (FME) estão realizando visitas nas unidades para aplicação do check list de boas práticas nas cozinhas escolares.


Este check list avalia itens como respeito ao cardápio, higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios utilizados no preparo das refeições, higiene dos manipuladores de alimentos (merendeiras), observando se as mesmas encontram-se com cabelos protegidos por touca, sem adornos (brincos, anéis, colares), unhas curtas, limpas e sem esmalte; cuidado correto durante armazenamento dos alimentos em estoque; descongelamento; controle de temperatura dos alimentos; coleta de amostras; entre outros cuidados necessários e exigidos para garantir a qualidade do alimento servido aos estudantes durante sua permanência nas escolas.


Após a avaliação, as pendências encontradas deverão ser corrigidas até a próxima aplicação do check list, que acontecerá nas visitas entre os meses de setembro e outubro. As unidades que atingirem o percentual de 95 a 100% de adequação receberão o Selo de Qualidade em Alimentação Escolar.