Seminário dá início à criação do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal

O Agenda Tubarão 180º, série de atividades que fazem parte de um dos principais programas de Governo que visa o planejamento da cidade para as próximas décadas, teve nesta terça-feira (26) o primeiro seminário para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem). A iniciativa é da secretaria de Desenvolvimento Econômico com apoio técnico do Sebrae.

 

Depois de uma introdução do secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo, as atividades do seminário foram conduzidas pelo consultor do Sebrae Fiorindo Fontana. Os participantes do evento eram representantes de empresas de vários setores da economia tubaronense.

 

Ficou encaminhada, para a partir do próximo mês, a realização de novos seminários, um para cada setor econômico. Dessa maneira começa a surgir o Pedem, com atividades exclusivas para representantes da construção civil, logística, tecnologia da informação e comunicação, varejo e saúde.

 

“O Pedem faz parte do eixo de desenvolvimento/sustentabilidade a exemplo do que ocorre com o Plano Municipal de Turismo. Uma coisa liga à outra, as pautas avançam e com isso o Tubarão 180º está em permanente evolução”, destaca Giovani.

 

O prefeito Joares Ponticelli ressaltou que as licitações que favorecem a participação das micro-empresas e empresas de pequeno porte locais é uma das ações de desenvolvimento com origem no Tubarão 180º que já tem reflexos positivos no município.

 

“Já tivemos licitações dessa natureza para a merenda escolar e gêneros alimentícios, produtos da agricultura familiar, material de experiente e agora produtos de limpeza, que somados vão representar R$ 4 milhões que ficarão circulando aqui na cidade. É dinheiro que gera emprego e renda e acaba retornando ao município em forma de tributos”, destaca o prefeito.