NOTA – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE (FMS)
Diante das reclamações que a Fundação Municipal de Saúde recebeu por meio dos canais de ouvidoria, rádios e outros meios de comunicação, sobre falhas nos trabalhos realizados pelas agentes comunitárias de saúde, informamos que estamos intensificando o serviço de auditoria interna dos servidores e os respectivos serviços de saúde prestados à população.
Com isso, constatamos que muitos destes realizam suas atribuições com eficiência, possuem produções além do preconizado, além de contribuírem em inúmeras atividades desempenhadas pelas Unidades de Saúde. Contudo, neste ano dez agentes comunitárias de saúde tiveram notificação disciplinar por desempenharem papel diferente do estabelecido. Estamos intensificando a fiscalização e aplicando as sanções disciplinares quando necessário.
É de conhecimento da Fundação que algumas microáreas estão descobertas do trabalho das agentes comunitárias de saúde. Frente a esta situação, está acontecendo no município a redivisão das áreas adscritas de cada agente comunitária de saúde.
Primeiramente, este redimensionamento está sendo executado no ESF Monte castelo e no ESF São Clemente, que com a efetivação desta medida terão 100% de cobertura de trabalho das agentes comunitárias de saúde. Esta ação será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Caso seja necessário, posteriormente, faremos novas contratações.
Salientamos que a fundação tem programado treinamentos de aperfeiçoamento para os servidores da área.
Daisson Trevisol
Diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde