Centro Pop já atendeu mais de 350 moradores de rua ou em risco social em 2017

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Tubarão já foi procurado por mais de 350 moradores em 2017. O órgão participa da força-tarefa para auxiliar quem dorme nas ruas durante o período de frio mais intenso e ao longo do ano desenvolve várias atividades de apoio a um público formado principalmente por andarilhos.

De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Rafaela da Silva Antunes, foram atendidos 304 homens e 45 mulheres entre janeiro e maio deste ano. Os números de junho serão contabilizados nos próximos dias. Andarilhos que percorrem a BR-101 e utilizam Tubarão como ponto de parada para alguns dias de descanso são o público que mais procura ajuda do órgão, mas há também casos de pessoas que vêm para a Cidade Azul por motivos específicos e que têm parentes aqui, mas por conta de vínculos familiares fragilizados ou cortados acabam tendo a rua como local para dormir.

“Essas pessoas procuram o básico. Local para tomar banho ou lavar suas roupas, alimentação e o encaminhamento para o albergue quando pretendem ficar mais de cinco dias, que é o tempo máximo permitido no alojamento”, explica Rafaela.

Alguns dos moradores de rua ou andarilhos optam por permanecer em Tubarão e são auxiliados em questões como documentação, orientação de direitos e busca por emprego. Outros, porém, pedem para ficar alguns dias em repouso no albergue para se recuperar de lesões nos pés e em seguida retomar a viagem. São pessoas de várias cidades e estados, mas a maioria do público é do Rio Grande do Sul.

“Hoje (19) fomos procurados por um andarilho que estava no estado gaúcho e contou que estava retornando a Rondônia para viver, novamente, com a família”, conta a coordenadora.

A prioridade do Centro Pop agora é oferecer assistência a quem dorme na rua, já que a previsão do tempo ainda indica noites e madrugadas geladas nos próximos dias. Também fazem parte dessa ação a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Guarda Municipal de Tubarão (GMT), Polícia Militar e Albergue Noturno Pousada da Paz.
Na segunda-feira (17) foram entregues cobertores a 40 pessoas que dormiam nas ruas. Na terça-feira (18) outras 25 pessoas foram abordadas, mas só 14 precisaram de mantas e cobertores.