Revitalização da arena é inaugurada com homenagens

Solenidade ocorrida no início da noite de quinta-feira (24), que contou com a presença de diversas autoridades convidadas, como o governador do Estado Eduardo Pinho Moreira,  oficializou a conclusão das obras de revitalização da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.

 


O prédio da arena foi inaugurado em abril de 2016, no entanto, parte da obra ainda precisa ser completada, como era o caso do ginásio e do teatro, que precisavam de equipamentos, como cadeiras, ar-condicionado, cortinas, entre outros itens. A urbanização da área externa e pavimentação do estacionamento também era outra necessidade, uma vez que em dias de chuva a lama impedia o trânsito no local. Os investidos obtidos por meio de convênio firmado com o governo do estado permitiu a urbanização do entorno da arena, que ganhou pista de caminhada, iluminação e paisagismo, marcando o início do Parque Municipal. O estacionamento foi revestido com paver, sendo criadas quase 400 vagas para veículos pequenos, além uma área para ônibus.

 


A cerimônia foi aberta com um ato do governo do Estado. Eduardo Pinho Moreira que lançou o processo licitatório da Celesc, no valor de R$ 10 milhões, para iluminação pública da rodovia Ivane Fretta Moreira. “Esta obra é de fundamental importância para a população tubaronense, pois vai garantir a segurança de seus usuários. É uma grande satisfação assinar este protocolo na semana em que comemoramos o aniversário da cidade. Creio que este seja um grande presente para todos”, salientou o governador. A rodovia Ivane Fretta Moreira tem a previsão de ser inaugurada em dezembro.

 


Homenagens – O evento foi marcado por homenagens às pessoas que contribuíram com o processo de construção da arena, desde o início do projeto até a conclusão definitiva. Receberam o reconhecimento os ex-secretários de Estado: Jairo dos Passos Cascaes, Haroldo de Oliveira Silva, Estêner Soratto da Silva Júnior, Caio Tokarski, Nilton de Campos, Celso Calcanhoto e José Ricardo Medeiros. Os ex-prefeitos Felippe Luiz Collaço e João Olávio Falchetti também foram homenageados, bem como os ex-governadores Leonel Pavan e João Raimundo Colombo. Os atuais governantes Eduardo Pinho Moreira e Joares Ponticelli também receberam a deferência. A entrega das homenagens foi encerrada com uma menção especial ao ex-prefeito Manoel Bertoncini, foi no início da administração de Dr. Manoel Bertoncini que a ordem de serviço foi assinada.

 


A obra – O processo de instalação da arena iniciou em 2010, contudo foi em janeiro de 2011 que começaram os trabalhos de sondagem do solo. A construção ficou parada por muito tempo, devido a falta de recursos, sendo retomada em 2015. Em julho de 2017, a nova gestão municipal firmou com o governo do Estado convênio no valor de R$ 5,6 milhões. A ordem de serviço foi entregue em novembro do mesmo ano e os recursos disponibilizados foram investidos na urbanização do entorno da arena, que ganhou pista de caminhada, iluminação e paisagismo, marcando o início do Parque Municipal.
Além das obras da área externa foram instaladas poltronas, sofás e cortinas e climatização no teatro e colocados os assentos das arquibancadas do ginásio. “Essas obras mudarão os hábitos de milhares de tubaronenses. Agora que está tudo pronto, tenho certeza que o local será um novo centro de lazer para praticantes de esportes, para eventos culturais, sociais e diversão de toda família. É uma grande satisfação entregar este grande equipamento, totalmente revitalizado, na semana de nosso aniversário”, frisou o prefeito Joares Ponticelli.