Economia criativa pauta talk sobre tendências de moda e decoração

Considerada referência quando o assunto é tendências, a idealizadora e editora-chefe do livro Bloom Brasil, Lili Tedde, do Studio Trend Union, esteve no Sul catarinense nessa terça (12) e quarta-feira (13). O talk foi organizado pelo Sebrae/SC, com correalização da prefeitura de Tubarão e apoio do Celeiro + Silo Formus, laboratório de criação e inovação que sediou os dois eventos.

 

O bate-papo teve como temas a influência do green wave (onda verde) e do lifestyle (estilo de vida) na moda, na decoração e no design. Participaram do evento profissionais e empresários de moda, gastronomia, artesanato, arquitetura, arte, decoração e indústria de móveis. A intenção é que eles possam futuramente atuar como mentores e contribuírem na transformação das ideias em novos produtos e negócios.

 

A iniciativa faz parte do plano de desenvolvimento Tubarão 180º, que tem a economia criativa como importante pilar. “A parceria com o Celeiro + Silos Formus vem para fomentar o processo criativo nos segmentos tradicionais da nossa região e, por meio dele, agregar valor aos produtos e serviços oferecidos. Paralelamente, estamos organizando a vinda do arquiteto e designer paulista Marcelo Rosenbaum, no dia 20, para abordar assuntos relacionados ao design e sua aplicação, além do mapeamento da economia criativa de Tubarão, já em andamento”, destaca a analista do Sebrae/SC Sul, Juliana Ghizzo.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, cita a expansão da mentalidade como principal benefício em eventos como esses. “As pessoas envolvidas começam a pensar diferente e percebem que podem fazer melhor, algo que agregue mais valor, que gere mais oportunidade de emprego e renda, que gere melhores resultados”, analisa Giovani, e relata que a partir de janeiro de 2020 o município ganhará um Cocreation Lab, pré-incubadora de projetos de economia criativa para fomentar negócios.

 

Bloom Brasil

 

O livro Bloom Brasil trata das tendências inspiradas pela horticultura brasileira e analisa como influenciam e se relacionam nos variados setores, seja na moda, no artesanato, no design, na beleza, na arte ou no comportamento. O projeto é idealizado por Lili Tedde, representante de Li Edelkoort no Brasil, com a idealização e direção de Li Edelkoort e direção artística de Sergio Machado. A empresária Cláudia Silvestre, da Formus, articulou a compra de dois exemplares pelo Sebrae/SC.


Texto: Priscila Loch – Especial Nazario e Bortot Comunicação/Assessoria de Imprensa Regional Sul Sebrae/SC