Motoristas da FMS recebem capacitação

Até o dia 19 de novembro, 13 motoristas da Fundação Municipal de Saúde estarão em treinamento. O curso, que é realizado aos sábados pelos profissionais do Sest Senat, oferece aos condutores de veículos de transporte de emergência, aulas sobre legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e relação interpessoal.

O curso era uma reivindicação antiga dos motoristas e uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução nº 285/2008. Todo o condutor de veículos de emergência precisa ser capacitado neste curso. Só com essa qualificação, o motorista pode auxiliar os profissionais de saúde no atendimento aos pacientes.

“Com a capacitação, os condutores de ambulância podem ajudar os profissionais de saúde de várias formas. Da imobilização em casos de trauma, até a reanimação de pacientes”, informou Graziele dos Santos Mina, responsável pela frota de veículos da secretaria municipal de saúde.

O curso tem duração de 50 horas, sendo que 60% são voltados para direção defensiva e relação interpessoal. Os outros 40% são destinados a legislação de trânsito e noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social. Para Émerson Cardoso, motorista área da saúde há oito anos, o curso é importante para aumentar o conhecimento dos profissionais.

“O curso aumenta o nosso saber. Embora não sejamos profissionais de saúde, nós aprendemos a agir em situações que antes nós não tínhamos coragem ou conhecimento”, enfatizou o motorista.

 

Fonte: Decom/PMT