Dia Mundial da Saúde é comemorado com ações voltadas à qualidade de vida

Celebrado anualmente, em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde tem como neste ano “Saúde para todos”, que resume o objetivo da Organização Mundial da Saúde, ao longo dos seus 70 anos de existência. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.


Para marcar a data, servidores da Fundação Municipal de Saúde vão realizar diversas ações, visando à conscientização das pessoas para a importância da prevenção e ampliação da qualidade de vida.


A primeira ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (06). Em uma estrutura montada na praça Sete de Setembro, foram realizados atendimentos gratuitos, como verificação de pressão arterial e glicemia capilar. Materiais educativos sobre os malefícios do cigarro também foram distribuídos.


A coordenadora da Policlínica Central e do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, Solange de Souza Castelini destaca que as iniciativas de promoção à saúde ocorrem ao longo do ano todo. “Atuamos para que todos tenha acesso sem discriminação à saúde. Oferecemos uma gama de serviços voltados à prevenção, tratamento e reabilitação, além de tratamentos paliativos, focando na qualidade de vida”, atesta.


Domingo na rua – As ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde prosseguem neste fim de semana. No domingo (8), servidores da Fundação Municipal de Saúde serão os responsáveis por orientar, auxiliar e oferecer atividades especiais.
A partir das 10 horas estarão montadas tendas para aferição de pressão arterial e de glicemia, fisioterapia e orientação contra o tabagismo. Profissionais de Nutrição vão orientar a dieta e alimentação adequadas. Os responsáveis pelo programa Saúde Bucal estarão em uma tenda, próxima a uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com profissionais à disposição para orientações. Comercialização de artesanato e distribuição de camisinhas também estarão disponíveis na beira-rio. Além das atrações fixas, como cama elástica, piscina de bolinha e rede de vôlei, haverá brincadeiras e dinâmicas sob a coordenação do educador físico do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), Ari Cunha, e tenda com desenhos para colorir. O Coral da APAE será atração no Domingo na Rua, como também grupos de ballet e aula funcional. Os cães do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão no local. Aqueles que tiverem interesse em conhecer e quiserem adotar, haverá feira de adoção. Um criador de animais exóticos estará presente para interagir com as crianças. O evento na beira-rio mantém o horário das 10 às 18 horas na avenida Marechal Deodoro (margem direita) entre a ponte pênsil e a ponte Nereu Ramos, no Centro, e na avenida Getúlio Vargas (margem esquerda) entre a ponte Dilney Chaves Cabral e a ponte Orlando Francalacci (Quartel). A Guarda Municipal deixará o trânsito fechado para veículos nestas vias.