Ponte pênsil será recuperada

A prefeitura de Tubarão anunciou nesta sexta-feira (05) a revitalização da ponte pênsil em frente à Unisul. A obra é uma alternativa para os pedestres durante a construção da passarela de concreto, cujo projeto inicial apresentou inviabilidades técnicas e será substituído em um novo processo licitatório.

 

Essa situação foi necessária por conta das inviabilidades constatadas no projeto da passarela de concreto encomendado pela Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) junto a um engenheiro civil de Florianópolis. A empreiteira vencedora da licitação considerou impossibilidades no içamento das colunas de sustentação da estrutura no centro do leito do rio Tubarão e ausência da especificação dos custos de transportes desses materiais.

 

Diante desse cenário e da falta de alternativas técnicas sem a necessidade de grandes investimentos financeiros, a prefeitura decidiu cancelar a licitação, rescindir o contrato com a empresa Delt e refazer um novo projeto.

 

Em entrevista coletiva, o prefeito Joares Ponticelli e o secretário de Gestão e vice-prefeito Caio Tokarski esclareceram uma série de circunstâncias. A primeira é que o município não sofreu nem sofrerá prejuízos financeiros. O projeto inicial foi cedido pela Amurel sem custos e os recursos disponibilizados pela Defesa Civil Nacional (R$ 717.120,00) já foram recebidos e estão preservados.

 

“Para não corrermos riscos futuros de começar e paralisar e iniciar aquela discussão de ter que adaptar no meio do caminho, nós estamos cancelando o processo licitatório”, disse Caio.

 

Também foi destacado que na próxima sexta-feira (12) serão conhecidas as propostas para a execução da revitalização da antiga ponte pênsil por meio de carta-convite, com um custo aproximado de R$ 149 mil. A obra terá início imediato após essa data com previsão de conclusão até 19 de fevereiro, quando inicia o ano letivo. Se as obras se prolongarem até essa data, a prefeitura vai providenciar transporte coletivo para que a comunidade estudantil possa se deslocar da margem direita até à Unisul.

 

“Não fizemos essa revitalização antes porque tínhamos pressa e queríamos logo a passarela de concreto pronta e também porque não havia nem dinheiro e nem orçamento para isso”, destacou o prefeito Joares.

 

Um novo projeto da passarela de concreto também já está encaminhado. A licitação está em fase final de elaboração e será lançada nos próximos dias.

 

“Vamos colocar a licitação na praça e pedir duas soluções, uma com a mesma concepção do modelo idealizado recentemente e um modelo de ponte estaiada. O compromisso dessa obra continua de pé”, garantiu Joares.

 

Quando a passarela de concreto ficar pronta, a prefeitura pretende utilizar todo material empregado na revitalização da ponte pênsil nas outras três pontes de estrutura idêntica (Guarda, Km 60 e Pedrinhas) e que precisam de manutenção constante.