Combate ao mosquito transmissor da dengue é intensificado

Com a chegada do verão, uma das maiores preocupações do setor de saúde pública no país se refere às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a febre chicungunya, a zika e, principalmente, a dengue.

 

Isto porque o mosquito, como grande parte dos insetos, proliferam-se nesta época do ano, e, devido às chuvas, e os pouco cuidados que muitas pessoas ainda têm em relação aos recipientes que podem acumular água, como latas, garrafas, pneus, vasos e etc., auxiliam e muito a reprodução das larvas.

 

Por isso, o Programa de Combate à Dengue de Tubarão conta com o trabalho de seis agentes de campo, e tem instaladas 325 armadilhas, em diversos bairros da cidade, vistoriadas semanalmente. Quando são encontradas larvas é feita a coleta e encaminhadas para o Laboratório de Entomologia da 19ª Regional de Saúde, que atende ao município.

 

 

Existem ainda 60 Pontos Estratégicos, que recebem as vistorias de 14 em 14 dias, como os cemitérios, as borracharias, os resíduos dos materiais de construção, dentre outros.

 

Em 2017, foram identificados quatro focos em Tubarão – o último dia 28 de dezembro, no bairro São João Margem Esquerda. No local foram confirmadas 12 larvas positivas do Aedes aegypti. Neste foco, a equipe vistoriou um raio de 300 metros, que incluiu empresas e residências da localidade.

 

Os trabalhos continuam durante todo o ano, e qualquer denúncia ou aviso de local com suspeita de existência de um foco deve ser informado à equipe por meio do telefone (48) 3632-8731, onde orientações diversas também são repassadas à população.