Vazamento é monitorado pela Defesa Civil

Um vazamento de produto perigoso na BR-101 foi monitorado pela secretaria de Proteção e Defesa Civil, em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros, a Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), a Polícia Rodoviária Federal e a empresa responsável pelo caminhão que realizava o transporte do produto, no início da tarde desta segunda-feira (8).

O acidente ocorreu próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, quando o veículo, que estava carregado com diversos produtos tóxicos, como corrosivos e ácidos, entre eles o Ácido Nítrico, apresentou vazamento devido a danos em uma das embalagens.

Para conter o vazamento no local, foi colocado, inicialmente, um material para bloquear o escoamento do produto no piso. Depois deste procedimento, a empresa responsável pelo transporte foi comunicada do ocorrido, quando, então, iniciou a retirada do restante do material existente ainda no recipiente danificado, o que possibilitou a posterior limpeza da área afetada. Em função da toxicidade e corrosividade do líquido, se fez necessária a utilização de equipamentos especiais pelos bombeiros e as demais pessoas que estiveram no local, também chamado de “área quente”.

O secretário Rafael Marques destacou o empenho e a agilidade das equipes envolvidas na operação, em especial do coordenador regional de Defesa Civil do estado, Anderson Martins Cardoso, que comandou os trabalhos conjuntos no atendimento à ocorrência. 

 

Fonte: Jean Cardoso/PMT