Exposição chama atenção para a importância da prevenção de doenças masculinas

Desde 2008, no mês de novembro, diversas ações são realizadas no país para conscientizar os homens a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento cresce a cada ano, contudo a participação dos homens nas ações realizadas por diversas entidades ainda é pequena, devido ao tabu que cerca o exame.

Para tornar a abordagem do assunto mais leve, acontece de 14 a 30 de novembro, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, a exposição “Um olhar para si mesmo”.

A mostra reúne 20 fotografias em preto e branco produzidas pela servidora pública municipal, Rachel dos Reis, que registrou imagens de figuras masculinas, grande parte em poses relacionadas a atividades esportivas. “Durante o mês de outubro, a mulher recebe diversas homenagens, participa de muitas ações, por causa do Outubro Rosa e quando ocorre o Novembro Azul, são poucas as manifestações voltadas aos homens. Partindo dessa constatação, resolvi retratá-los”, ressalta Rachel.

Além da exposição, no dia da abertura, 14 de novembro, às 19h30, acontece a palestra com o urologista Artur Nicoleit, que abordará temas relacionados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Como o homem gosta de esporte e se envolve tanto com o tema, espero que a exposição e a palestra despertem também o interesse pelos cuidados com a saúde”, atesta Rachel.

O acesso à palestra é à exposição é gratuito e a noite de abertura contará ainda com apresentação do músico Yuri dos Santos.