Biblioteca Municipal comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Dos dias 23 a 27 de outubro, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac comemorou Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Pelo quinto ano consecutivo, foi realizado o “Piquenique de Histórias”, criado pela bibliotecária Ana Paula Ribeiro Guedes e pela professora e contadora de histórias Adriana Medeiros. A ação comemorativa foi encerrada nesta sexta-feira (27).

Cerca de 30 crianças do CEI Sonho Infantil participaram do piquenique e de uma sessão de cinema, com o curta-metragem “A Traça Teca”. Depois foram até a praça Walter Zumblick, que fica ao lado do Centro Municipal de Cultura (CMC), para ouvir histórias e fazer um lanche. Ao final da programação, todas as crianças receberam como lembrança, um livro infantil. Os livros foram doados pela Fundação Educar Dpaschoal.

Além do “Piquenique de Histórias”, a Biblioteca Pública contou com a exposição “A evolução do livro”, que conta sobre os primeiros suportes utilizados pelos povos da antiguidade para registrar e compartilhar os conhecimentos, como os tijolos, pedaços de madeira, papiro, papel, o livro, até chegar às tecnologias mais modernas utilizadas atualmente.

Decreto
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Nº 84.631 de 9 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191 de 18 de dezembro de 1980. Segundo o decreto, nessa semana, atividades folclóricas e culturais devem ser levadas a efeito em todo o país.

Sarau Litero-musical ocorre na próxima terça-feira (31)

Promovido pela prefeitura, por meio da Gerência de Cultura da Fundação Municipal de Educação,  o Sarau Litero-musical “Hoje é dia de Carlos”, será realizado na próxima terça-feira, dia 31 – data em que se comemora 115 anos do poeta, contista e cronista brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

A ação que inicia às 19h30, no CMC, contará com apresentações artísticas e musicais, com participação dos alunos e funcionários das EMEBs Maria Emília Rocha, Manoel Rufino Francisco e do Coral Municipal de Tubarão.