Moradores participam de palestra sobre macrodrenagem

Os moradores dos arredores da macrodrenagem participaram nesta quinta-feira (27) de mais uma palestra do projeto técnico social da obra. O encontro foi realizado no Salão Paroquial São Judas, na comunidade de São Judas.

Em todas as reuniões são realizadas palestras e apresentações do andamento das obras. Nesta quinta-feira, o tema abordado foi “Verminososes e Parasitoses”. A palestra foi ministrada pelo enferemeiro Fernando Luiz Garcia, técnico da Vigilância Sanitária.

Fernando fez uma apresentação sobre os conceitos de Vigilância Sanitária, de verminoses e parasitoses, bem como os casos mais comuns. O técnico da Visa também deu dicas e fez algumas recomendações para evitar a contaminação e a proliferação destes micro-organismos. “Cuidar da higiene é muito importante, como por exemplo, lavar sempre as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro”, observa Fernando.

Após a palestra, os engenheiros Diego Michels da empresa Coenco – responsável pela obra, e Guilherme Daufenback, da secretaria de Infraestrutura apresentaram dados sobre o andamento da obra. “Tivemos algumas dificuldades nas últimas semanas com as chuvas, pois não conseguimos manter o mesmo ritmo de escavação e estaqueamentos, além de outras dificuldades técnicas, mas a obra está indo bem, não apenas a de macrodrenagem como a de microdrenagem que desta vez são feitas em paralelo”, explica Diego.

O projeto técnico sociall é uma exigência da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela liberação dos recursos, e possibilita levar informações aos moradores dos bairros de abrangência da obra de que haverá impactos, porém, os benefícios serão maiores.


Macrodrenagem: A obra da macrodrenagem foi retomada no início de novembro de 2013. O serviço havia sido suspenso em janeiro de 2013 para que fossem feitas avaliações em relação ao contrato e correções no andamento das atividades. A macrodrenagem beneficiará aproximadamente 28 mil habitantes dos bairros Morrotes, Dehon, Humaitá e Centro. O objetivo é prevenir a ocorrência de enchentes e alagamentos, com a colocação de caixas de ligação e passagem de água, e a construção de galerias.