PAR recebe apresentação de contação de histórias

O Programa Adolescente Responsável (PAR), iniciou suas atividades nesta segunda-feira (24), com a participação de 35 adolescentes de 13 a 17 anos. Já em sua terceira aula, os alunos prestigiaram a apresentação de uma contação de histórias, na tarde desta quinta-feira (27).

A apresentação faz parte do Projeto Tração desenvolvido pela Ferrovia Tereza Cristina. A história “João e o apito da Maria” foi escrita e apresentada pela contadora Silvana Silva de Souza, parceira do projeto. “A história relata sobre a paixão de um menino pelo trem Maria Fumaça que ele conhece apenas por histórias contadas por um aposentado da ferrovia. A contação de histórias é uma forma de prender a atenção das crianças e manter viva a história da Ferrovia Tereza Cristina”, afirma Silvana.

Em parceria com entidades, o Programa Adolescente Responsável promove novas formas de aprendizado desenvolvendo o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com a família e a sociedade dos alunos participantes. “O espetáculo promovido teve a função de educar os alunos em relação à história da Ferrovia Tereza Cristina que deve ser preservada, já que muitos dos nossos alunos moram em bairros que possuem trilhos e a circulação de trens”, relata a coordenadora do projeto Graciela Simoni.

O Programa Adolescente Responsável (PAR) é desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e aplicado em parceria com as prefeituras em todo o país e tem por objetivo fortalecer a convivência familiar e comunitária, com o retorno dos adolescentes às salas de aula através de atividades diversas voltadas a uma participação cidadã e formação geral para o mundo do trabalho.

São beneficiados com o programa jovens cujas famílias recebem o Bolsa-Familía, ou que encontram-se em situação de vulnerabilidade social ou risco. Enquanto participam do programa, os jovens são acompanhados por equipes técnicas, compostas por assistentes sociais, psicólogas, orientadores sociais e facilitadores de dança, esportes e cultura.

As inscrições para o programa duram o ano inteiro e podem ser realizadas na Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na rua Lauro Müller, 500, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (48) 39061035 e (48) 39061036.

 

Tayná Rosick/PMT