Tubarão terá Parque Natural Municipal

A Semana do Meio Ambiente foi aberta com uma boa notícia: o município vai ganhar o primeiro Parque Natural Municipal. O decreto que cria o parque foi assinado na tarde desta segunda-feira (5), pelo prefeito Joares Ponticelli.

O parque levará o nome do engenheiro Marcelo Delpizzo Caneschi, que faleceu no ano passado. Marcelo era graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Auditoria em Gestão Ambiental. Dedicou-se à área ambiental, ministrando palestras, sempre com extrema maestria.

O parque vai ser instalado no remanescente de Mata Atlântica localizado ao lado da Clínica Arnaldo Bittencourt (popular clínica do Becker), situada no bairro Oficinas. O projeto elaborado pela Amurel, a pedido da prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), prevê a construção de passarela, área para caminhada, orquidário, anfiteatro ao ar livre, horta comunitária, parque infantil, área de esportes de aventura, entre outras áreas, todas destinadas ao lazer, preservação da mata e recuperação da nascente existente no entorno da área destinada ao parque. “Atualmente, em Tubarão, existem apenas 0,12% do remanesceste de Mata Atlântica do estado.

A área onde será implantando o parque, é um dos últimos resquícios de Mata Atlântica no perímetro urbano do município, por isso é de suma importância a preservação deste espaço”, ressalta o diretor-presidente da Funat, Júlio César Ângelo Rodrigues.

Na fala que fez durante o evento, o prefeito Joares Ponticelli ressaltou o legado de Caneschi e a escolha do nome. “É uma forma de reconhecermos, publicamente, o comprometimento que Caneschi teve com a causa ambiental. É uma justa homenagem que imortalizar a memória deste grande cidadão”.
O prefeito enfatizou que a assinatura do decreto é o primeiro passo para a idealização do projeto. “Serão muitas as fases e os desafios, mas, mesmo diante de uma situação financeira tão complicada, já temos R$ 60 mil assegurados, fruto de pagamento de multas por dano ambiental”, frisou Ponticelli.

Ao final do evento, o prefeito entregou uma cópia do decreto para Cláudio Caneschi, irmão de Marcelo, que representou a família no ato.
Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana do Meio Ambiente prossegue até 10 de junho. Na terça-feira (6), acontecem palestras nas escolas municipais, com divulgação do projeto Patrulha Mais Azul e lançamento do concurso “Selfie com a vida: uma foto, um belo visual!”. Às 14 horas, na praça Walter Zumblick, haverá doação de mudas de árvores frutíferas e da flor símbolo de Tubarão (boungainville glabra).

A programação de quarta-feira (7), prevê, às 15h30, na Amurel, a realização da reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA).
Na quinta-feira (8), na praça Walter Zumblick, às 14 horas, inicia a coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado. Às 15 horas, acontecem, também na praça, apresentações culturais, com participação do coral da Apae.

Na sexta-feira (9), às 14 horas, no Paço Municipal, será divulgado o Índice de Qualidade da Água (IQA), do projeto de água do município.
A programação encerra no sábado (10), com o Treino Corrida Ambiental – “Uma volta ao rio Tubarão”. Os participantes se concentrarão, a partir das 8h30, no deck da beira-rio, com trajeto entre a ponte do Morrotes e do Centro.

Clique no link abaixo e confira a programação completa.