Boca de Lobo Sem Lixo: Mais de 300 caixas coletoras são limpas em um único bairro

O Programa Boca de Lobo Sem Lixo, lançado pela secretaria de Infraestrutura no último mês, e que tem como objetivo reparar, limpar e cuidar do sistema de drenagem pluvial da cidade, bairro por bairro, realizou a limpeza de 313 caixas coletoras no Santo Antônio de Pádua, a primeira das 15 localidades atendidas pelo programa.

Foram necessárias três semanas para a conclusão dos trabalhos, uma vez que cinco equipes da secretaria se concentram no programa sempre nas segundas-feiras. Além da limpeza, foram detectadas diversas tampas quebradas, e que estão sendo substituídas.

O prefeito Joares Ponticelli salienta que para este programa dar certo é necessária uma contrapartida da população. “Grande parte da sujeira que está nas caixas coletoras foi depositada pelos próprios moradores. Restos de cimento de construção, mato retirado do meio-fio, garrafas, entre outros, são frequentemente jogados na boca de lobo. Os dejetos sedimentam e impedem o escoamento da água. Vamos fazer um grande esforço para deixar tudo limpo, no entanto, o mais importante desse programa é o processo educativo, porque se a comunidade não colaborar, não contribuir, de nada vai adiantar. Esperamos que os moradores se sensibilizem, fiscalizem e façam sua parte”, reforça.

O segundo bairro a ser contemplado pelo projeto é a Vila Moema, onde os trabalhos tiveram início nesta semana. Abaixo, segue o cronograma de bairros que serão visitados pelas equipes:

 

– Vila Moema

– Recife

– Dehon

– Oficinas

– Centro

– Humaitá

– Humaitá de Cima

– Vila Esperança

– Passagem

– Revoredo

– São João Margem Esquerda

– Morrotes

– Monte Castelo

– São Clemente

 

Após a realização do cronograma inteiro, um serviço contínuo, a título de manutenção, será realizado uma vez por mês nas localidades.