Prefeitura investe em Segurança do Trabalho

Capacete, joelheiras, máscaras descartáveis e faciais, creme para as mãos, sapatos e luvas. Estes são alguns dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponíveis no almoxarifado da prefeitura para os servidores que utilizam estes produtos para se proteger.

Em julho o processo licitatório para a compra de novos EPIs foi finalizado e nos próximos dias os servidores poderão contar com novos produtos. Mais de 20 itens serão contemplados.


De acordo com o técnico de Segurança do Trabalho Clésio Barcelos Machado, antes de receber os produtos, os funcionários são orientados sobre a importância da utilização dos equipamentos. “Além de um termo de compromisso para utilizar, todos recebem orientação já que estes produtos são necessários principalmente para a conservação da saúde do funcionário”, afirma o técnico.


Caso o servidor não utilize o produto, poderá ser demitido por justa causa, acrescenta Clésio. “Em nossas fiscalizações, buscamos sempre orientar estes servidores para utilizem os equipamentos, muitos infelizmente resistem e caso o funcionário não utilize aplicamos uma advertência escrita. Se for reincidente poderá, segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), ser demitido por justa causa”, explica Clésio.