Desistências de consultas com especialistas causam transtornos a usuários
Um dos problemas mais complicados de se resolver dentro da administração pública, seja ela municipal, estadual ou federal, diz respeito à disponibilidade de médicos especialistas em número suficiente para atender a demanda existente. O que nem todos sabem, entretanto, é que este problema tem como um de seus fatos causadores os próprios pacientes.
Isto porque não são raros os casos em que usuários marcam consultas com especialistas e não aparecem no dia e hora e marcados, e nem avisam ou desmarcam a consulta. Em Tubarão isto não é diferente. E os números comprovam.
Somente em março deste ano, a Fundação Municipal de Saúde registrou um número total de 53 desistências consultas que não aconteceram porque os pacientes não compareceram, sendo 19 em otorrinolaringologia, oito em pneumologia, 12 em pediatria, nove em dermatologia e cinco em ginecologia.
Além do prejuízo financeiro (R$ 2.495,00 em março), o principal problema é o impacto imediato no número de consultas realizadas, uma vez que os médicos ficam “bloqueados”, e consequentemente impedidos de atender outras pessoas, uma vez que estão com agendamento feito com estes pacientes que não aparecem.
“Pedimos aos usuários das unidades que, ao marcarem suas consultas com os especialistas, compareçam, ou desmarquem em caso de desistência, por quaisquer razões”, destaca a gerente de Saúde, Chaiana Esmeraldino Mendes.