Agentes de Saúde recebem orientações sobre o PMAQ

Dezenas de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) estiveram nesta segunda-feira (14) no Espaço Integrado de Artes da Unisul para uma reunião com gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).

O PMAQ foi criado em 2011 e tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos no município.

De acordo com o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol, a reunião serviu para repassar orientações gerais sobre o processo de qualificação que será realizado no próximo mês e ouvir as demandas e reivindicações das agentes.

“Foi um encontro de planejamento sobre a avaliação, orientações gerais e o cadastramento das famílias atendidas”, destaca Daisson.

Entre as orientações estavam os repasses atrasados dos incentivos financeiros do PMAQ. Cerca de 400 funcionários vão receber na folha deste mês, a primeira parcela do incentivo relativo a 2015. Cada servidor receberá em torno R$ 1.500,00, divididos em cinco parcelas, ao longo deste ano.

O repasse de 2016, também será dividido em cinco vezes, com primeira parcela a ser paga a partir de fevereiro de 2018. Um projeto de lei para regulamentar os valores de 2017 deverá ser apreciado pelos vereadores e a previsão é de que as parcelas sejam pagas a partir do segundo semestre de 2018.