Professores podem ser vacinados contra a gripe a partir de segunda-feira (24)

A novidade deste ano na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo. A partir de segunda-feira (24) as doses passam a ser destinadas também a esse grupo, que em Tubarão repesentam 2.681 pessoas.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Daisson Trevisol, destaca que a inclusão dos professores na lista prioritária de vacinação, assim como os idosos e as crianças é muito importante. “São pessoas que circulam em todos os meios, têm contato diário com todos os alunos e geralmente em local fechado”, ressalta.

Para receber a vacina, basta se dirigir a uma unidade de saúde. Os professores precisam apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino. A coordenadora do departamento de Imunização da FMS, Juliana Nunes Cardoso, pede que seja apresentada uma declaração da diretora, confirmando que o professor está em sala de aula e um documento que comprove o vínculo, como contracheque ou crachá, por exemplo.

A partir desta segunda (24) a campanha também está aberta para crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

A campanha seguirá até 26 de maio, sendo que dia 13 acontecerá a mobilização nacional. Em Tubarão, devem ser imunizadas 37.646 pessoas.

Salas de vacinação

Em Tubarão, todas as Unidades de Saúde possuem vacina, porém, crianças podem receber as doses somente nos postos: núcleo de epidemiologia, Bom Pastor, Congonhas, São Luiz, Mato Alto, Passagem, Campestre, Revoredo, São Martinho 1, São Cristovão, Fábio Silva, Km 60, Humaitá, Morrotes, Sertão dos Corrêa e Oficinas 1.