Guardas Municipais são voluntários na doação de sangue

Os Guardas Municipais de Tubarão fizeram nesta semana a doação de sangue no Hemosc da cidade. A iniciativa, além de contribuir para regular o estoque do hemocentro, é uma forma de celebrar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado anualmente em 25 de novembro. A expectativa é de que ao longo das próximas semanas, grande parte dos 32 guardas municipais faça a doação.

 

A doação de sangue é um ato voluntário, que pode salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos. O sangue é imprescindível também para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades. 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil não chega a 2%.

 

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

 

A unidade de coleta do Hemosc de Tubarão fica à rua Santos Dumontt, s/n, fone: (48) 3626-7383 e funciona de segunda a sexta, entre 07h30 e 12h30.

 

Para se tornar um doador voluntário é necessário:


• Estar em boas condições de saúde.


• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.


• Pesar no mínimo 50 kg.


• Estar descansado.


• Estar alimentado.


• Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.

 


A data – O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de Novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil.