Prefeito conhece estrutura do CCZ

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Joares Ponticelli e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, estiveram no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), conhecendo a estrutura do local.O Centro tem o intuito de melhorar a saúde dos animais retirados das ruas, para que encontrem rapidamente um novo lar.

O chefe de divisão do CCZ, Volnei Miranda, mostrou aos gestores todos os espaços. Hoje, no Centro estão abrigados dois cavalos e cerca de 80 cães, em baias, além de dez que ficam soltos. “O local chama atenção pela limpeza e conservação. O que mais precisamos agora é contratar um médico veterinário. E isso será feito em breve”, destaca o prefeito.

De imediato, conforme Daisson, será encaminhada a necessidade de reforma das grades das baias dos cães. “Os próprios animais estragam as grades, que sofrem ainda com a ação do tempo. Já encaminhamos a solicitação de troca”, ressalta o diretor-presidente.

O CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 14 horas, com três funcionários que cuidam da limpeza e alimentação dos animais (inclusive aos fins de semana). Os animais que estão sob responsabilidade do Centro foram retirados das ruas com algum problema, e agora, depois de tratados (90% castrados), estão prontos para conhecer uma nova família e dar lugar nas baias para outros animais.

Com este objetivo, os profissionais fazem mensalmente feiras de adoção de cães, que são realizadas sempre no Dia D – promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, com o apoio da ONG Movimenta-Cão.

Quem tiver interesse em conhecer os animais do CCZ e adotar, pode ir até o local onde está instalado, ao lado do cemitério Horto dos Ipês, no bairro Monte Castelo, ou entrar em contato, por meio do telefone 3632-2172. É necessário levar original e cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

As pessoas que adotam animais no Centro de Zoonoses ou nas feiras organizadas por eles, recebem um Termo de Responsabilidade, sendo que uma via fica arquivada na instituição. Se o mesmo animal for encontrado nas ruas, futuramente, o Centro de Zoonoses pode localizar o proprietário através do documento.

Além disso, o CCZ tem como responsabilidade o controle de zoonoses e das populações animais com elas relacionadas, regulamentadas pela lei 3759/2012.