Lixo: Saiba os horários de coleta e como dar o devido destino

Papel e papelão. Garrafa pet e caixa de leite. Roupas, vidros e metais. Cascas e resíduos. Estes, tratam-se de lixo reciclável e lixo comum. Ambos precisam de destinação adequada, caso contrário, trarão prejuízos ao município. Não sabe o que fazer com os materias recicláveis que estão no seu lixo? E com os não-recicláveis? Tubarão oferece duas opções: a coleta seletiva e de resíduos comuns.

A Retrans, empresa licitada responsável pela coleta no município, orienta a população a tomar alguns cuidados na hora da separação dos materias e do recolhimento. Todos os recicláveis devem ser postos em sacos plásticos ou caixas de papelão. Estes, podem conter materiais distintos, por exemplo: garrafas pet e papelão juntos, porém limpos, pois a seleção e destinação é feita na etapa de triagem pela empresa. Após isso, o ideal é colocar os recicláveis já organizados na lixeira, somente no dia da coleta. Um cuidado especial deve ser tomado com os vidros, que devem estar embrulhados para evitar qualquer tipo de acidente aos funcionários que fazem a coleta.

Quanto ao lixo comum, a orientação para aqueles que possuem e não possuem lixeira, é armazená-lo corretamente, também em sacos e colocá-lo na lixeira perto do horário da passagem do caminhão de coleta. “Essa ação, evita por exemplo que o lixo seja rasgado e espalhado pelos animais de rua”, ressalta o gerente da Retrans Claudio Nunes.

Os únicos materiais que não podem ser descartados com o lixo comum e reciclável, são: óleo de cozinha, pilhas e baterias. A destinação destes deve ser feita em locais que abrangem essas categorias. Os eletrônicos podem ser levados até os pontos de coleta localizados em lojas de celulares e alguns supermercados. Já para os óleos de cozinha, o município oferece a opção do Ecoponto de Entrega Voluntária (Ecopeve). Para isso, os moradores devem colocar o óleo em garrafes pet de dois litros e levá-lo até a sede da Funat, localizada rua Dr. Otto Feuerchette, 370, bairro Vila Moema.

Lixo Zero:

A política Lixo Zero, é desenvolvida em diversos países. O Brasil vem se destacando através da Semana Lixo Zero. Em tubarão, a Funat implantou o plano, buscando trazer com isso toda a dinâmica de aplicação da política de gestão de resíduos. Diminuindo assim o envio de resíduos ao aterro sanitário e à incenaração. O Lixo Zero visa separar e destinar de forma adequada o lixo. A próxima ação do programa no município é o encaminhamento para a câmara do plano municipal de gestão de resíduos.

Fonte: Decom/PMT

Confira nos anexos os horários das coletas: