Agentes Comunitários de Saúde participam de atividade contra às endemias

Mais de 200 agentes comunitários de saúde estiveram reunidos nesta terça-feira (8), no auditório do CEDUP, para receber algumas informações sobre a atribuição dos ACS em relação às endemias. Aproveitando a oportunidade, a coordenação apresentou um relatório das oficinas de planejamento, realizadas nos meses de novembro e dezembro.

A abertura do encontro foi por conta da diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Tanara Cidade de Souza, que parabenizou as servidoras pelo Dia Internacional da Mulher e, em seguida, passou a palavra para a coordenadora do Programa de Combate às Endemias, Kallinka Mattos. “Hoje a conversa é sobre a responsabilidade para evitar a proliferação do mosquito”, declarou a diretora-presidente.

Conforme Kallinka, através do olhar os Agentes Comunitários de Saúde poderão evitar vários problemas, erros e até evitar a proliferação do Aedes. “O Agente está em visita constante às residências, conhece a realidade dos moradores de determinados bairros e é a pessoa mais indicada para orientar”, destacou Kallinka.

Os servidores tiveram acesso também a uma web conferência, disponibilizada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, que apresentou formas de orientações, atribuições dos ACSs e método de abordagem.

Para a Agente Comunitária de Saúde, Josiane Menegali Vieira Machado, essas atividades atualizam os servidores e fortalecem o trabalho. “Nós ficamos bem informados e realizamos o nosso trabalho com qualidade e responsabilidade”, afirmou.

 

Fonte: Decom/PMT