Maria: Uma força que nos alerta

Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Departamento de Comunicação homenageará as mulheres que trabalham no órgão municipal através da série:#MulheresQueMovemTubarão. As matérias relatam histórias de vida e trabalho dessas mulheres. A primeira entrevistada é Maria da Silva Rosalino, funcionária do Departamento de Compras e Licitações da prefeitura.

Em uma casa de alvenaria no bairro Bom Pastor mora a nossa personagem, que todos os dias utiliza o transporte público para chegar ao seu local de trabalho. Quem a vê sentada no banco do ônibus ou caminhando até o serviço, percebe as características únicas na aparência; olhos vidrados nas páginas de um livro, os cabelos quase sempre amarrados, saias compridas e óculos de grau.

Quando jovem sonhava em trabalhar no Paço Municipal por admirar a beleza do lugar e os uniformes das servidoras. Hoje, com o sonho realizado, Maria é considerada exemplo em seu ambiente de trabalho, encara os problemas com um sorriso no rosto e encanta os colegas de todos os setores. Quem a conhece, não imagina todos os desafios e dificuldades que já enfrentou.

Nascida em 1952, Maria casou-se uma vez e tem seis filhos, destes quatro são biológicos e dois de criação. Em sua linha do tempo há traços de violência doméstica não denunciada por falta de informação, dificuldades na criação dos filhos e falta de dinheiro. Cansada dos abusos, enfrentou o medo e abandonou o marido. Tornou-se mãe solteira e sem o ensino fundamental concluído precisou procurar pelas raras oportunidades. Os obstáculos não impediram-na de correr atrás dos sonhos e objetivos. Sempre em frente, traçou metas e manteve a dura rotina até alcançá-las.

Por mostrar-se sempre determinada, foi indicada e admitida na Prefeitura de Tubarão em 1982 como merendeira. “Eu também trabalhei na Casa da Cidade por 5 anos, na parte de limpeza e montagem das exposições. Nesse meio tempo, chegou um diretor e disse assim pra mim: eu vou te ajudar, vou te tirar da limpeza e te colocar no administrativo. Então comecei a trazer documentos ao paço municipal, eu achava tão lindo isso aqui e dizia a mim mesma, um dia Deus vai permitir que eu venha trabalhar nesse lugar”, ressalta Maria.

Três anos depois de entrar na prefeitura, ela retomou os estudos no colégio João Paulo I e decolou até formar-se no ensino médio. Em meio aos 34 anos de serviços prestados ao município, Maria passou por diversos cargos e assume hoje uma vaga no Departamento de Compras e Licitações da prefeitura.

Por idade e tempo de trabalho prestado, Maria já conquistou sua aposentadoria. Como lhe é de direito, preferiu continuar desempenhando as funções no município até terminar de pagar a casa que construiu a base de muito trabalho e esforço. Outro motivo da continuação é a vontade de comprar um carro para enfrentar mais facilmente a rotina. Quanto aos filhos; criaram asas, enfrentaram a vida e presentearam Dona Maria com 12 netos. É perceptível e marcante o carinho com que Maria trata a família. Orgulha-se muito dos filhos e encara o passado com a expressão de quem venceu. Para todas as mulheres que passaram ou passam por dificuldades ela deixa um recado: “Enfrente os medos, pois o medo quando é enfrentado se dissipa e você vence”, Maria da Silva Rosalino.

 Fonte: Decom/PMT