Conheça os serviços que auxiliam no combate ao Aedes aegypti

Para evitar o criadouro do mosquito Aedes aegypti, o município de Tubarão é monitorado através de 323 armadilhas, que são vistoriadas a cada 7 dias, além de 61 pontos estratégicos, visitados quinzenalmente. Após identificar a presença do mosquito transmissor das três doenças, através da coleta das larvas, os agentes de controle às endemias fazem uma vistoria num raio de 300 metros, para identificar possíveis criadouros e orientar a comunidade local.

Para evitar a proliferação do mosquito no município de Tubarão é importante que todos tenham a consciência do espaço onde vivem, é importante olhar a residência. Confira algumas dicas e cuidados:

– Qualquer recipiente que acumula água, pode ser um criadouro para o Aedes Aegypti, fique atento aos: copos, garrafas, pneu, tampa de lixeira, caixa d’água, calha entupida e entre outros;
– Os potes que são disponibilizados com água para animais devem ser escovados, no mínimo, uma vez na semana.

Tire suas dúvidas:

Em que situação eu, cidadão, devo entrar em contato com o Programa Municipal de Combate as Endemias?
– Quando identifico algum espaço que possui água limpa e parada;
– Quando preciso tirar alguma dúvida sobre o que fazer em alguma situação;
Como posso entrar em contato para fazer uma denúncia sobre a proliferação do mosquito?
– Através da Ouvidoria Municipal no telefone 3621 9051;
– Central do Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h;
– No PMCE por telefone, 3628 3972 ou pessoalmente, das 7h às 17h.

Posso fazer uma armadilha para o mosquito na minha residência?
Não. As armadilhas instaladas no município são acompanhadas com frequência e seguem as normas conforme protocolo. Alguns cuidados são necessários para não transformar-se em criadouro para o transmissor das doenças. Por isso, a orientação é que nenhum cidadão mantenha uma armadilha em sua residência.

Em caso de terrenos baldios com mato e lixo, como proceder?
O descaso com os terrenos baldios em Tubarão, não afeta apenas o visual da cidade. Além de vizinhos dos locais que se queixam do acúmulo de lixo, outros cidadãos reclamam da falta de cidadania dos proprietários. Devido a estes fatos, a prefeitura está intensificando as fiscalizações nestes locais.
As denúncias são feitas na Central do Cidadão. O tubaronense que deseja registrar uma denúncia não terá seu nome revelado. Basta comparecer a Central do Cidadão, que fica na avenida Marcolino Martins Cabral, próximo à antiga rodoviária, onde será gerado um processo e o próprio denunciante, localiza no mapa da disponível na Central, onde está situado o terreno. As denúncias também podem ser realizadas através do telefone 3621-9800 ou por e-mail: fiscaldeterrenos@tubarao.sc.gov.br.
Como funciona: Após a primeira notificação, será dado um prazo de no mínimo 10 e no máximo 30 dias, dependendo a situação do terreno para regularizar a situação. Posteriormente ao prazo, o fiscal volta ao local da denúncia, caso o proprietário ainda não tenha se adequado as normas, e aplica uma nova multa, porém, por ser reincidente o valor será cobrado em dobro e um novo prazo será dado.

Após estes procedimentos, se ainda o proprietário não houver tomado as medidas cabíveis, um processo jurídico será instaurado.

Decom/PMT