Conotacógrafos são fiscalizados no bairro Humaitá

Visando garantir a segurança dos motoristas e pedestres, a Guarda Municipal e a fiscalização do Inmetro realizam nesta quinta-feira (27) na rua Padre Geraldo Spettmann, uma blitz para fiscalização de cronotacógrafos. Fiscalizações também foram realizadas nesta quarta-feira (26).

Foram fiscalizados veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares, que são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir cronotacógrafo.

Os motoristas devem fazer a verificação dos cronotacógrafos a cada dois anos, podendo ser realizadas em postos de ensaio credenciados pelo Inmetro. O responsável pelo transporte deve ter em mãos a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 149,00 e o comprovante de pagamento.

Onde posso encontrar um posto de ensaio?

O Inmetro disponibiliza uma relação dos locais onde ficam os postos de ensaio neste endereço. No link é possível fazer a pesquisa por estado e analisar qual o local mais próximo.

Conotacógrafo: é o instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT