Campanha “Não dê esmola, dê oportunidades” é lançada pelo município

Para conscientizar a população tubaronense, o município lançou nesta quarta-feira (19) a campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”. A iniciativa é da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.

A ação foi realizada através dos profissionais do Centro Pop, que prestaram orientações aos cidadãos, na rua São Manoel (Calçadão) sobre os impactos negativos e consequências das doações, principalmente em forma de dinheiro, realizadas em vias públicas. “O dinheiro doado à população de rua, diversas vezes, tem um destino inadequado. Grande parte possui algum tipo de dependência em drogas ou álcool e utiliza-se das esmolas para sustentar o vício”, afirma a coordenadora do Centro Pop, Rafela da Silva Antunes.

A data da primeira ação foi escolhida em alusão ao “Dia de Luta do Movimento Nacional da População em Situação de Rua”. A campanha, que ocorreu no Centro do município, deverá ser realizada mensalmente no mesmo local, onde serão distribuídas orientações e panfletos explicativos aos cidadãos. “O foco da campanha não é a esmola e, sim, a promoção da população de rua. A ação deve orientar os tubaronenses a aproximar esta parcela da população aos seus direitos e inseri-los novamente a sociedade”, explica a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social, Jana Dal-Bó Falchetti.

Cidadãos que estavam passando pelo local aprovaram a medida. Para o comerciante Isaac Tonon, a ação deverá evitar um mal hábito cometido pela população. “As pessoas pensam que estão ajudando, mas, ao invés disso, estão favorecendo um vício. Desta forma, privam a população de rua na busca de locais e setores que disponibilizem-os melhores condições perante a sociedade”, ressalta Isaac.

A ação é promovida pela Fundação de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência para pessoas em situação de rua (Centro Pop), com apoio da Fundação de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES).

O Centro Pop é especializado em atender pessoas que utilizam as ruas como forma de moradia e/ou sobrevivência. O local possui espaço para guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, atividades coletivas, inclusão no cadastro do governo federal podendo ser contemplado em programas de transferência de renda, encaminhamentos para documentação civil, tratamentos de saúde, tratamento para dependência química, encaminhamento ao mercado de trabalho, com o objetivo de contribuir para a construção de novos projetos de vida, no processo de saída das ruas, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento.

O centro fica localizado na rua José João Mateus, 82, bairro São João ME.. Contatos podem ser realizados pelo telefone 3626-7235.

 

Fonte: Tayná Rosick/PMT