TFD passa por regulação para diminuir tempo de espera
O departamento de Tratamento Fora do Domicílio de Tubarão (TFD) está passando por um processo de regulação. Este trabalho deve reorganizar todos os processos iniciados via TFD. O principal objetivo é diminuir as filas de espera e facilitar o acesso ao serviço.
O TFD é um setor que possibilita tratamentos em outras unidades de saúde, caso não tenha os meios de tratamento dentro do município, objetivando dar continuidade ao acompanhamento iniciado na unidade Estratégia Saúde da Família. A disponibilidade de consultas e exames é proveniente das cotas destinadas aos municípios através do governo do estado.
De acordo com a coordenadora do Controle, Avaliação, Auditoria e Planejamento Renata Bento dos Santos, em apenas um mês alguns procedimentos já se tornaram mais acessíveis. “Algumas pessoas dão entrada no processo e acabam realizando o procedimento de outra forma, mesmo assim continuam na fila de espera. Outro caso é quando o problema passa para uma outra especialidade. Por isso, em alguns casos específicos o médico regulador vai chamar o paciente e verificar qual é a atual situação, para que o cidadão não perca tempo”, destacou a coordenadora.
O setor continuará com esse trabalho até que todas as especialidades estejam reorganizadas. “Hoje podemos dizer que os procedimentos de endoscopia, espirometria e colonoscopia já demonstram um fluxo mais ágil em relação ao que era antes deste levantamento”, explicou a coordenadora do TFD, Camila Vargas Porto. A Fundação Municipal de Saúde está empenhada para que nos próximos meses o resultado seja ainda melhor.
Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT