Tubarão inova ao criar Coordenadoria de Promoção da Igualdade

Implantar, consolidar, capacitar e incluir socialmente a comunidade negra tubaronense também foi uma das ações desenvolvidas em 2014 pela Fundação de Desenvolvimento Social. Isso foi possível com a criação Coordenadoria de Políticas Públicas e Promoção à Igualdade Racial. A implantação ocorreu no primeiro semestre do ano passado.

A implantação da coordenadoria seguiu a política nacional de promoção à igualdade, definida pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas e Promoção à Igualdade Racial (Senapir) e foi organizada a partir do Sistema Nacional de Políticas Públicas e Promoção à Igualdade Racial (Sepir). O órgão municipal é coordenado pela professora Aleída Cardoso.

Já no primeiro ano de funcionamento, a coordenadoria realizou diversas ações. Entre elas, o 1º Simpósio Municipal de Igualdade Racial, realizado com gestores das escolas municipais. O objetivo deste seminário foi oferecer os subsídios necessários para a implantação definitiva da Lei 10.639/2003. Esta lei torna obrigatório o ensino da História da África e da História dos Afro Brasileiros nas escolas de ensino básico em todo o país.

Ainda durante o ano de 2014, a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial realizou o Café e Ideias em conjunto com o Mocnetu, como uma homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher Negra, em julho. Outra ação importante do ano foi o acompanhamento de um grupo de ganeses que está residindo em Tubarão. Já durante o mês de novembro, também conhecido como mês da Consciência Negra, uma série de atividades foi realizada como palestras, sessão solene na Câmara de Vereadores e um Happy Hour temático.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT