Você sabe como prevenir a Dengue e a Febre Chycungunia?

A estação mais quente do ano acaba se tornando também a mais propícia para a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, alguns cuidados são essenciais. O Programa de Combate às Endemias tem algumas dicas para evitar o problema, e esses cuidados devem fazer parte da rotina em qualquer estação do ano.

Todo recipiente que mantenha a água parada pode ser perigoso: “Não basta apenas guardar esses recipientes onde não chove. É necessário secar antes de guardar, pois aquela sujeira que fica nos cantos também deve ser retirada”, afirma o coordenador do programa, Hélio de Oliveira Júnior.

Quem tem piscina em casa deve ficar bem atento, o ideal é manter a água tratada, e qualquer dúvida entrar em contato com o setor de combate às endemias pelos telefones: 8477-7950 ou 3621-9600, ou ainda pessoalmente, na sede do programa, localizado na Rua Rui Barbosa, n° 206 ou na Central do Cidadão (que em janeiro funciona das 13h às 18h para atendimento externo).

Em 2014 foram encontrados 10 focos do mosquito Aedes aegypt em armadilhas vistoriadas frequentemente. O último foi detectado em maio. Depois disso, em sete meses não houve nenhum registro de foco.

“Alertamos à população sobre a importância de manterem suas casas sempre bem cuidadas e para que não deixem água parada para o mosquito se proliferar”, ressalta o coordenador do programa Hélio de Oliveira Júnior.

Febre Chycungunia – Outro fator importante neste ano é a chegada da Febre Chycungunia ao Brasil, por isso, alguns cuidados merecem maior atenção. Essa febre é uma doença causada por um Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypt e Aedes Albopictus os principais vetores. Em Santa Catarina o mosquito Aedes aegypt foi detectado em 76 municípios e o Aedes albopictus em 184. Para evitar a Febre Chycungunia, basta seguir as mesmas recomendações em relação à dengue, portanto, nada de deixar água parada.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT