Comunidades em áreas de risco recebem visitas da Defesa Civil

Imóveis localizados em áreas com risco de deslizamento, demarcadas pela Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), receberam a visita de funcionários da secretaria de Proteção e Defesa Civil, durante esta semana. 

O trabalho foi iniciado pelo bairro Congonhas, onde mais de 200 famílias estão em área suscetível à movimentação de massa. “Estes moradores ocupam uma encosta formada por solos coluvionares e residuais provenientes do intemperismo de rochas graníferas”, afirma o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.

Os moradores foram abardados e receberam explicações sobre os riscos da localidade. Um folder ilustrativo e um pequeno texto também foram entregues com orientações de quais ações devem ser tomadas em situação crítica. “Além desse acompanhamento pessoal, a comunidade possui pluviômetro semiautomático que monitoramos e será utilizado em trabalhos que relacionem à chuva com problemas de deslizamento”, explica Rafael.

Além do bairro Congonhas os trabalhos também estão sendo realizados no bairro São Martinho e nas comunidades entre os KM 60 e 63. Durante estas visitas, dados do imóvel e dos moradores foram recolhidos para serem cadastrados no banco de dados da secretaria.

Em uma próxima etapa, a secretaria de Proteção e Defesa Civil prevê a realização de reuniões com moradores para troca de informações e futuramente a montagem de um Núcleo de Proteção e Defesa Civil nas comunidades participantes.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT