Placas educativas são instaladas no Parque Linear

Quem utiliza as margens do Rio Tubarão para caminhar, correr, pedalar ou passear com a família, já pode perceber que foram instaladas algumas placas informativas. Além de histórias e curiosidades sobre as capivaras, as placas trazem ilustrações feitas pelo jornalista João Batista Guedes.

“Assim que iniciamos os trabalhos na fundação, as primeiras solicitações que recebemos, tanto de autoridades, quanto da população, foi sobre o que fazer com as capivaras. Após diversos estudos, os resultados serviram para conhecermos um pouco melhor o habitat, os costumes e a rotina dos animais”, explicou o presidente da Fundação de Meio Ambiente, Guilherme Bressam.Os estudos foram feitos em parceria com o curso de veterinária da Unisul, liderados pelo professor Joares May Junior. 

As cinco placas educativas foram instaladas nos principais pontos de concentração de capivaras ao longo do Rio Tubarão. A ação faz parte da concepção do Parque Linear. O material foi produzido pelo departamento de Comunicação do município, patrocinado pela CDL e Tractebel.

A próxima etapa será a colocação de cerca de 20 placas de trânsito indicando os locais de maior circulação dos animais. As placas serão instaladas pela secretaria de Segurança e Patrimônio e foram adquiridas com recursos próprios do município.

“Acredito ser uma ação de grande importância no trabalho de educação ambiental e na relação da comunidade com a natureza”, enfatizou Guilherme.

 

Fonte: Decom/PMT