Febre Chikungunya é tema de palestra

Os técnicos de enfermagem participaram de um encontro sobre a Febre Chikungunya. Com a chegada da doença ao Brasil o município encontrou a necessidade de mostrar esses casos aos servidores, destacando os cuidados, procedimentos e protocolos, para que a população conheça e trabalhe em conjunto na prevenção da doença. Na última semana, os agentes comunitários de saúde e enfermeiros participaram de um encontro sobre o mesmo tema. A atividade foi realizada no auditório da Amurel e ministrado pelo coordenador do programa de Combate às Endemias, Hélio de Oliveira Júnior.

A febre Chikungunya é uma doença causada por um Alphavirus, transmitida por um mosquito do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypt e Aedes albopictus os principais vetores. Em Santa Catarina o mosquito Aedes aegypt foi detectado em 76 municípios e o Aedes albopictus em 184.

Os sintomas são comuns também de outras doenças: febre alta, dor articular e muscular intensa e cefaleia intensa. Para prevenir o problema é necessário evitar o acúmulo de água, não manter água parada em floreiras ou caixa d’água sem proteção, pneus com acúmulo de água e entre outros cuidados.

Para o coordenador do programa, Hélio de Oliveira Júnior, esse contato com a atenção básica facilita ao cidadão e ao trabalho do programa. “A atenção básica tem contato direto com a comunidade, com a possibilidade de orientar o cidadão e nos ajudar nesta luta”, destacou Hélio.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT