Pronatec forma duas turmas de costura industrial

Antes mesmo de pegar o certificado de conclusão do curso de Costura Industrial Mariana De Brida Constante já estava cheia de encomendas. Amigos, familiares e conhecidos esperam as novas roupas que a jovem irá costurar. Ela é uma das 31 formandas do curso de Costura Industrial pelo Senai, ofertado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). A prefeitura é parceira na realização do programa, por meio da Fundação de Desenvolvimento Social e a secretaria de Desenvolvimento Econômico. A formatura de duas turmas ocorreu nesta terça-feira (22).

Desde criança, Mariana via a mãe costurar e com o tempo, passou a ajudá-la no corte dos tecidos e com os moldes. “Mas eu nunca tinha sentado à máquina para realmente costurar. Quando vi as inscrições para o curso resolvi fazer. As aulas foram ótimas. O curso é muito bom e estou completamente segura do que aprendi. Já estou fazendo inclusive peças mais difíceis que nem a minha mãe com toda a sua experiência faz”, conta a entusiasmada jovem.

As aulas formam costureiras tanto para trabalho na indústria do vestuário quanto para empreender o próprio negócio. Aliás, este é o desejo de Mariana. “Eu vou ter o meu próprio trabalho, inclusive já tenho um monte de encomendas para entregar. Outras colegas também já conseguiram emprego ou estão trabalhando por conta própria”, relata a recém-formada.

O curso de Costura Industrial tem duração de 220 horas/aula, divididas em quatro meses (são quatro encontros semanais). O aluno recebe todo o material escolar e didático, além da assistência estudantil, que consiste em alimentação e transporte ou de recursos para custeá-los. As aulas são ofertadas por instituições de ensino reconhecidas como Senai, Senac e IFSC.

Neste ano foram pactuados inicialmente 285 vagas para cursos de qualificação profissional em Tubarão. Só no primeiro semestre foram 172 matrículas. Já concluíram os cursos turmas de Auxiliar Administrativo, Depilador e Manicure (pelo Senac) e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (pelo Senai). Estão em andamento as aulas do curso de Reciclador, pelo programa Mulheres Mil, do IFSC. Novos cursos devem ser oferecidos em breve. “Estamos pactuando novos cursos e abriremos as inscrições em seguida. O objetivo destes cursos é qualificar os profissionais para as áreas em que o mercado de trabalho apresenta carência de mão de obra de excelência”, afirma a coordenadora do Pronatec em Tubarão e assistente social Gislaine Marcelino.

A definição dos cursos que são ofertados é feita a partir de pesquisa com o setor produtivo, por meio do Sine. Um novo levantamento está em fase de conclusão e os resultados devem ser apresentados na próxima semana.

Inscrição – Quem tem interesse em realizar cursos pelo Pronatec deve procurar um dos três Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Tubarão e preencher um pré-cadastro. Assim que os cursos forem disponibilizados, o interessado é chamado para formalizar a inscrição.

CRAS Morrotes: Rua Anastácio Teófilo Teixeira, ao lado Posto de Saúde, Morrotes. Telefone: 3626-3019.

CRAS Passagem – Rua Guilherme Willeman, 423, Passagem. Telefone: 3626-4303.

CRAS Fábio Silva: Rua Severiano Albino Correa,S/Nº, Fábio Silva. Telefone: 3629-0459