Educadoras de Tubarão concluem PNAIC 2014

Quarenta e quatro professoras das escolas municipais Maria da Silva Corrêa, São Martinho, Bom Pastor e Padre Paulo Herdt participaram na noite da última quarta-feira (3), do encerramento da edição 2014, do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Ao longo do ano, as educadoras, com a supervisão das professoras Marlise de Souza Lopes Serafim e Silvana Aparecida Nogueira, desenvolveram uma série de atividades com ênfase na linguagem matemática, na perspectiva do letramento.

O PNAIC é um compromisso assumido pelos governos para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para tanto, são desenvolvidas ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças, bem como enfoquem planejamento e avaliação das situações didáticas e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados à melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

No evento de encerramento, além, da palestra com a doutora Josélia Euzébio da Rosa, foram apresentados os trabalhos aplicados pelas professoras alfabetizadoras em sala de aula. “Esse curso renovou nossos anseios e tornou o meu trabalho rico e prazeroso. Participar de atividades, com outras colegas de profissão, me permitiu trocar experiências, as quais adaptei e apliquei em sala de aula, obtendo um resultado satisfatório. O PNAIC melhorou muito meu desempenho”, afirma a professora Maristela Savian Julian.

Em 2015, a disciplina de Ciências Naturais e Sociais será o foco das atividades do PNAIC.

 

Fonte: Adriana Oliveria/Decom/PMT