Seminário de redução de risco de desastres ocorre em Palhoça

A Defesa Civil de Santa Catarina realizou juntamente com a Unisul e Udesc, o “Seminário de Redução de Risco de Desastres: multidimensional  intersetorialidade”. O evento ocorreu na quinta-feira (9) na Unisul, em Palhoça e reuniu especialistas para debater a agenda de pesquisa brasileira em redução de riscos, os sistemas de monitoramento, alerta e alarme, a política nacional de assistência social e o serviço de proteção em situação de emergência e calamidade pública.

O evento ainda contou com a participação de palestrantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), da secretaria estadual da Defesa Civil de Santa Catarina, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometereologia (CIRAM), da Udesc, da Unisul e coordenadoria da Defesa Civil do Paraná. Tubarão contou com representantes da secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.

A intenção do evento é ampliar o senso de percepção de risco à sociedade brasileira, diante das mudanças culturais, no que diz respeito à prevenção e como a população se prepara para as situações adversas do clima. Em destaque estão os habitantes de áreas de risco. “Entre os exemplos estão o desastre de 2008, registrado em Ilhota no Vale do Itajaí, em 2011 e os reflexos das chuvas de junho deste ano ocorridas no Paraná que atingiram também Santa Catarina, em dois momentos”, relata o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.