Dia Internacional para Redução de Desastres é lembrado nesta segunda-feira

No dia 13 de outubro é celebrado o Dia Internacional para a Redução de Desastres. O objetivo desta data é difundir o tema em nível global para aumentar o grau de conscientização sobre a redução do risco de desastres. As questões ambientais estão diretamente relacionadas à grande parte dos desastres.

O desmatamento e as ocupações irregulares contribuem para a ocorrência dos deslizamentos, o lixo depositado em local inadequado ou simplesmente lançado ao chão pode acabar em um bueiro favorecendo os alagamentos.

Para celebrar esta data, a secretaria Proteção e Defesa Civil participou neste sábado (11) do dia D para comemorar o Dia das Crianças. No evento foram distribuídos cartilhas informativas de Proteção e Defesa Civil, além de um questionário para avaliar e orientar os conhecimentos das pessoas em relação a ocorrência de desastres. “Realizamos um bate-papo com os munícipes para coletarmos informações, solicitando que relatassem experiências vividas com desastres, a influência do mesmo em suas vidas, e suas visões de como prevenir-se dos mesmos”, afirma o secretário da pasta Rafael Marques.

A participação da secretaria de Proteção e Defesa Civil neste evento contou com o apoio do coordenador regional de Proteção e Defesa Civil bombeiro Anderson Martins Cardoso e da Fundação Municipal de Meio Ambiente que realizou doação de mudas. “A interação da Fundação é secretaria de Defesa Civil são importantes para os trabalhos preventivos, pois a manutenção e preservação do ambiente são fatores primordiais para minimização de desastres naturais”, ressalta o secretário.

Tubarão está inserido na campanha “Construindo Cidades Resilientes”, promovida pelas Nações Unidas. Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.