Fim de semana terá diversas atividades culturais em Tubarão

Música, exposições, artesanato e teatro. Estas são algumas das expressões culturais que poderão ser apreciadas pelos tubaronenses e moradores da região neste fim de semana. Tudo de forma gratuita.

As atividades iniciam na sexta-feira, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, com o Happy Hour. No evento semanal, realizado das 19h às 21h, serão abertas duas exposições. Uma delas é composta pelos trabalhos de 15 alunas da oficina de artes Pintura em Tela, do Programa Municipal de Formação Cultural, oferecido pela Fundação Municipal de Cultura e Esporte em várias comunidades. Participam as alunas da professora Estefânia dos Santos Antunes: Maria Elenir L. Medeiros, Rosana V. Bem, Alenir Falacio, Leopoldina de Andrade, Terezinha Motta, Neuza Jacks, Rosangele Basílio, Rosineia Basílio, Camila de O. Caetan, Aniele F. Caetano, Rachel P. Souza, Rosangela Oliveira Correa, Lilian Raimudini, Vilma M. Campos e Carine Castro. Estas alunas realizam as aulas nas comunidades da Passagem, Andrino, Fábio Civil, Centro (antiga rodoviária) e KM 60.

A segunda exposição é a Carinhos D´Alma – Tecendo outros caminhos, da artista plástica mineira Patricia Krug. Ela utiliza a arte como forma de terapia. Patrícia é portadora de doenças autoimunes (esclerodemia e espondiloartrose) e após uma embolia pulmonar em 2007, passou a se dedicar às artes e também à arteterapia como uma forma de lidar com a dor e restabelecer a saúde física, psicológica e emocional. A mostra já passou por Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre e depois de Tubarão seguirá para Londrina.

As duas exposições ficarão à disposição do público para visitação durante todo o mês, de segunda a sexta, das 13h às 22h.

Ainda participam do Happy Hour as mulheres integrantes do Coral Universitário da Unisul. O Happy Hour desta sexta-feira faz parte da programação cultural do Outubro Rosa em Tubarão. A campanha procura conscientizar as mulheres da importância da prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

As atividades culturais seguem no sábado (4). Das 8h às 12h, ocorre na praça Sete de Setembro, no Centro, a feira de artesanato e artesanato sustentável. À noite, às 20h30, no Clube 29 tem teatro com a encenação da peça $em Vintén$, formada por acadêmicos do curso de teatro da Udesc. A Fundação Municipal de Cultura e Esporte é apoiadora do evento.

O enredo da peça trata sobre a corrupção e como ela está presente no dia a dia. O espetáculo é uma remontagem da Ópera dos Três Vinténs, do alemão Bertolt Brecht. A história se baseia nas relações entre o bandido Macheath, também conhecido como Mac Navalha, o empresário marginal Peachum e o chefe de polícia Tiger Brown. Mac Navalha casa-se secretamente com Polly, a filha de Peachum. O empresário não concorda com o casamento e planeja a prisão do genro, com o objetivo de levá-lo à forca. No entanto, o chefe de polícia não tem intenção de prender Mac Navalha, já que é amigo do criminoso e também recebe suborno para fechar os olhos aos crimes realizados por Navalha.


Agende-se
Sexta-feira (3)
Horário: Das 19h às 21h
Local: Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick
O quê: Happy Hour Cultural (aberta da exposição de telas das alunas da oficina de Pintura em Tela e Caminhos D´Alma – Tecendo Caminhos – da artista plástica Patricia Krug. Apresentação das mulheres integrantes do Coral Universitário da Unisul).

Sábado (4)
Horário: das 8h às 12h
Local: Praça Sete de Setembro, Centro
O quê: Feira de Artesanato e Artesanato Sustentável

Horário: a partir das 20h30
Local: Clube 29 de Junho
O quê: peça de teatro $em Vintén$ – Udesc.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT