Semana da Árvore inicia com Happy Hour

Música, palestra, exposição de trabalhos e doação de mudas. Desta forma que transcorreu o Happy Hour Cultural na sexta-feira (19). O evento, realizado semanalmente pela Fundação Municipal de Cultura e Esporte marcou a abertura da programação da Semana da Árvore, organizada pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat).

Na parte musical, a atração ficou por conta do músico Gabriel da Dete e de um grupo musical formado pelos alunos da Escola Jovem, Fernanda e Carla, que foram acompanhadas pelo músico Gabriel, professor da Fundação Municipal de Cultura e Esporte.

O Happy Hour contou com a palestra do bioarquiteto e empresário Fabrício Lorenzetti. Ele explicou o que são as construções sustentáveis e as tendências atuais. “Os telhados verdes tem ganhado cada vez mais espaço nas construções. Há uma série de benefícios como redução de calor, serve como isolante térmico e acústico e o espaço também pode ser utilizado para a produção de hortas. Na construção é preciso ter alguns cuidados, mas em compensação a vida útil é grande e são telhados a prova de eventos climáticos extremos como furacões”, cita o arquiteto.

Fabrício também citou como componentes das construções sustentáveis o uso de terra crua, como é o caso dos tijolos de adobe e de super adobe, e o reboco de barro, bem como o uso de tintas naturais. “A construção sustentável também observa o uso de luz natural e o aproveitamento da luz do sol e da água da chuva no projeto. Em princípio, uma construção que leve em consideração as tecnologias sustentáveis pode ter um custo maior do que a construção normal, com elementos industrializados, porém, ao longo dos anos isso se reverte em economia na eletricidade e na água por exemplo”, observa Fabrício.

Outra atração da noite foi a abertura da exposição “Ajude a Florir nosso Planeta” dos alunos do ensino médio inovador da Escola Jovem. Com a supervisão da professora de Artes Ivana, os estudantes fizeram uma releitura de uma obra de Willy Zumblick. Os alunos também apresentaram quadrinhas de pé quebrado, uma marca do artista tubaronense. A apresentação contou com figurino especial e a presença da filha de Willy, Elisa Zumblick. A exposição está aberta à visitação até o dia 2 de outubro, das 13h às 21h, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.

Programação – A Semana da Árvore segue com apresentação nesta segunda-feira da contação de história “Árvores que falam” de Gisele Paes e grupo Contadores de Histórias. A atividade ocorre a partir das 14h30, no bloco Pedagógico da Unisul. Também a partir desta segunda (22) até sexta-feira (26) ocorrem visitas à Horta Modelo e ao Horto Florestal da Tractebel Energia, em dois horários (um pela manhã e outro à tarde). As visitas são exclusivas para estudantes da rede municipal de ensino.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT