DESTAQUES TUBARONENSES: Atletas de Tubarão conquistam quatro medalhas no estadual de Powerlifting Raw

Os atletas tubaronenses da equipe GT Ramos conquistaram quatro medalhas no 19º Campeonato Estadual Catarinense de Powerlifting Raw, realizado nos dias 8 e 9 de julho, em São Bento do Sul.

O publicitário João Vítor Brasil, que treina há quatro meses, participou pela primeira vez de uma competição oficial e foi campeão na categoria Novos 120 Mais e conquistou o 2º lugar na categoria Open. Wellington Sessi também estreou na competição e foi campeão na categoria Novos até 74 kg e Renan Locks ficou em 2º lugar na categoria Open até 105 kg.

A equipe GT Ramos é pioneira na prática do Powerlifting em Tubarão e foi criada há cerca de dois anos por Flávio Nestor Ramos Júnior. Graças ao método conjugado e o uso de equipamentos de treinamento inéditos no Brasil, a equipe tem se destacado nas competições da modalidade. “Iniciamos os treinamentos em uma garagem durante a pandemia, e, aos poucos, as pessoas foram tomando gosto pelo esporte, o projeto evoluiu e o que era uma necessidade por causa da pandemia deu origem a Garagem Treino. E já na nossa primeira participação em competições, em 2022, conquistamos medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares”, conta Flávio.

O próximo desafio da equipe será em novembro, quando acontece o Campeonato Catarinense de Supino e Terra, na cidade de Ilhota. Até lá, os atletas pretendem treinar muito, para conquistar mais pontos e ter chances de competir no Brasileiro. “Treino quatro vezes por semana, duas horas por dia e até novembro pretendo estar ainda mais preparado para esta nova competição”, planeja João Vítor Brasil.

Esporte de força – O powerlifting é um esporte de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível. O esporte é composto por três movimentos: supino, terra e agachamento. O powerlifting foi oficialmente reconhecido como um esporte em 1960, e em 1972 foi fundada a International Powerlifting Federation (IPF). O esporte está em constante evolução, seja nas diversas técnicas aplicadas no universo raw, como no uso de equipamentos que permitem que os atletas equipados efetuem o levantamento de cargas cada vez maiores.

Fotos: Trappet Lab