Alunos promovem feira do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Os alunos da escola municipal Faustina da Luz Patrício promoveram na tarde desta quinta-feira (8), uma feira com diversos produtos. A iniciativa encerrou as atividades do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Os estudantes do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental venderam e compraram produtos confeccionados por eles mesmos, exercitando, de forma lúdica, os conceitos de mercado e de educação financeira.

A IV Feira do JEPP encerrou as atividades do ano do programa desenvolvido por meio de parceria entre a Fundação Municipal de Educação e Sebrae. Durante o ano, semanalmente, são repassados conteúdos cuja proposta é fomentar o empreendedorismo, proporcionando a prática, estudo e debate na sala de aula, desde o ensino fundamental, possibilitando que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores, incentivando-os a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Maurício da Silva, gerentes e assessoras da FME prestigiaram a feira e adquiriram alguns produtos. “É uma forma muito interessante de prática pedagógica que permite ao aluno lidar com as questões financeiras, aprender a precificar o que produz e entender a importância de poupar. Na prática, eles aprendem a valorizar o que ganham e podem desenvolver uma melhor relação com o dinheiro”, analisa Maurício.

A metodologia do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é vivencial e semiaberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, conforme a realidade local e dos alunos.