Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é apresentado
O projeto Tubarão Rumo ao Lixo Zero finaliza mais uma etapa. Por meio de uma audiência pública a população, entidades de classe e vereadores conheceram na tarde desta segunda-feira (27), o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A apresentação do plano finalizado ocorreu no auditório da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).
Durante a apresentação foram discutidos os prognósticos e metas do plano com eixo para Tubarão Rumo ao Lixo Zero. Todas as propostas foram apresentadas com base nas discussões realizadas durante outros encontros técnicos. “Com a finalização do plano, pretendemos dar continuidade aos encontros técnicos para explanar e preservar as discussões realizadas. É através destes encontros que adequações são realizadas para o melhor desenvolvimento do plano”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Guilherme Bressan.
Após a inserção das adequações coletadas durante e 2ª Audiência Pública para a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS), o plano deve ser encaminhado a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.
O plano de gerenciamento foi desenvolvido para contribuir com a condução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), promovido pela secretaria estadual de Desenvolvimento Sustentável, através da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), e da empresa SC Engenharia e Geotecnologia. Estes realizam a medição e orientação para a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município.
Lixo Zero: O conceito Lixo Zero define que devemos empregar todos os esforços para desviar qualquer material de aterros ou incineradores, fazendo-os voltar ao processo produtivo. Na Itália este processo já ocorre por meio de uma transformação neste sentido, são mais de 300 municípios se dirigindo ao Lixo Zero, diminuindo drasticamente o envio para o aterro, incentivando a criação de muitas empresas, gerando milhares de empregos, e reduzindo em até 40% o custo da gestão de resíduos, com apoio da população.
Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT