Biblioteca Municipal celebra 74 anos de fundação

A aniversariante do dia forneceu grande contribuição no desenvolvimento da cultura literária e no hábito da leitura no município de Tubarão. Nesta segunda-feira (27) a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac comemora mais um ano de existência, completando 74 anos de fundação. 

Para celebrar, alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Hercílio Luz visitaram a biblioteca. Os 54 alunos acompanharam uma sessão de contação de histórias com a contadora Adriana Medeiros e ao final todos receberam um livro infantil de presente.

História da Biblioteca Publica Municipal: Em 27 de abril de 1941, o então prefeito Marcolino Martins Cabral, decretou a fundação da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac. A escolha de seu nome foi uma homenagem ao poeta homônimo, Olavo Bilac. Contudo, somente em 27 de junho de 1942 aconteceu a inauguração aberta para toda a população. Nesta época, a Biblioteca Pública já possuía em seu acervo cerca de 2.200 livros. O serviço de empréstimo de livros só teve início na década de 1990.

A biblioteca já foi deslocada para diferentes espaços físicos na cidade de Tubarão, tais como: Casa da Cidade, Altos da antiga rodoviária e edifício Dom Joaquim. Atualmente, a Biblioteca Pública encontra-se instalada no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.

Em 1974, a Biblioteca Pública perdeu grande parte de seu acervo devido à enchente que ocorreu no município. Atualmente, a Biblioteca Pública conta com um acervo de aproximadamente 27 mil exemplares das mais diversas áreas de conhecimento. A biblioteca também reúne cerca de 9 mil sócios.

O horário de funcionamento da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac é das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. Para maiores informações, o contato pode ser realizado através do telefone 3632-9327, ou através do e-mail bibliotecapublica@tubarao.sc.gov.br.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT