Prefeitura reassume a administração dos cemitérios municipais
A partir desta segunda-feira (25), o poder executivo, através da secretaria de Infraestrutura, assume a administração e manutenção do cemitério do Centro da Cidade e Horto dos Ipês. O anúncio foi dado em coletiva à imprensa no Paço Municipal após publicação do decreto 3.126/2014, assinado pelo prefeito Olavio Falchetti, e que define a administração dos cemitérios municipais.
A ação foi determinada pelo prefeito em razão das debilidades que os serviços são oferecidos a população. “Por diversos motivos apresentados, como é de conhecimento de todos, e por uma deficiência bastante grande, já que vínhamos solicitando à Coudetu a manutenção dos trabalhos e não obtivemos respostas adequadas, então, tomamos a liberdade de reassumir administrativamente tudo que se refere aos cemitérios e aos sepultamentos. É uma ação impactante, porque queremos o melhor para a nossa população, e o melhor é fazer um trabalho contundente. Até então, as coisas vinham acontecendo de uma maneira que não estávamos gostando e por isso, decidimos tomar esta ação”, relatou o prefeito.
Resta ainda esclarecer os expedientes realizados anteriormente pela Coudetu junto aos cemitérios municipais, uma vez que o município é o principal acionista da empresa em liquidação e desde 2013 a mesma não presta informações ao poder executivo. “Desde a aprovação da lei de liquidação, foi nomeado um liquidante, e, infelizmente, temos pouquíssimos acessos às informações, todas as correspondências que encaminhamos a eles não foram respondidas. Inclusive neste ano, presenciamos uma diligência do Tribunal de Contas, por que nem ao Tribunal a Coudetu vinha respondendo”, revelou o secretário de Gestão Ricardo Alves de Sousa.
A partir do decreto, todos os procedimentos nos cemitérios do Centro e o Horto dos Ipês serão realizados da mesma forma, padronizando o atendimento.
Além da responsabilidade sobre os cemitérios, a partir de agora, a secretaria de Infraestrutura realizará imediatamente estudos para estabelecer os procedimentos e taxas necessárias à prestação dos serviços de funerais e manutenção dos cemitérios.
Em um segundo momento, a secretaria de Infraestrutura fará o recadastramento de todas as pessoas que adquiriram túmulos e que hoje tem problemas e dúvidas a respeito dos espaços. Novas informações sobre o recadastramento serão divulgadas em breve, como data e locais para que as pessoas possam se informar.
Uma empresa será contratada em caráter emergencial para o recolhimento de resíduos dos cemitérios. “A partir deste decreto, teremos legitimidade para fazer esta ação de forma rápida. Ao longo desta semana vamos fazer esta contratação e pretendemos também nos próximos dias divulgar o edital de licitação que darão continuidades a este serviço”, afirma o secretário de Infraestrutura Ismael Medeiros.
Neste momento de transição é necessário colaboração das pessoas, para que não paguem taxas a nenhuma entidade. Informações podem ser obtidas através do telefone: 3632-8225.
Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT