Transição não afetará serviços da Central de Óbitos

Nesta segunda-feira (26) o prefeito Olavio Falchetti determinou através do decreto 3.126/2014 a administração e manutenção dos cemitérios à secretaria de Infraestrutura. Desta forma, a responsabilidade do cemitério do Centro da cidade e Horto dos Ipês passa a ser da prefeitura. Ressalta-se que a determinação não interfere nos procedimentos que já são realizados pela Central de Óbitos.

Mesmo com a transição da administração dos cemitérios, caso ocorra algum óbito no território de Tubarão, o familiar deve obrigatoriamente procurar a Central de óbitos para pegar a guia de autorização para liberação, transporte e sepultamento do corpo. A obrigação é uma determinação da lei 3.396/2009.

De acordo com a secretária da Comissão de Serviços Funerais Miriam Rebello, somente após este procedimento, a família poderá contratar um serviço funeral. “Na Central de Óbitos o serviço funerário de plantão será oferecido ao familiar, porém, a família tem o livre arbítrio de optar por outro serviço e realizar o sepultamento na cidade que preferir”, esclarece Miriam.

Este período de transição não afetará os possíveis sepultamentos que venham a ocorrer. É necessário colaboração das pessoas para que não paguem taxas a nenhuma entidade, com exceção da Central de Óbitos. Informações podem ser obtidas através do telefone: 3632-8225.

Fonte: Priscila Ladislau/PMT