Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) já atenderam 1.067 famílias em 2022
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tubarão alcançaram números significativos em 2022 com um alto volume de atendimentos prestados. Neste ano foram realizados 12.597 atendimentos a 1067 famílias em situação de vulnerabilidade social.
A demanda aumentou, especialmente, em razão das famílias afetadas pelas inundações do mês de maio e da procura para inclusão no Programa Auxílio Brasil e outros programas federais. Tubarão conta com três unidades de CRAS (nos bairros Humaitá, Passagem e Oficinas). Cada unidade é responsável pela cobertura de várias comunidades, garantindo, assim, o acesso à proteção social em todo o município.
O CRAS é a porta de entrada das famílias para as políticas de assistência social. Ele serve para garantir acesso aos direitos sociais das famílias e /ou indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) André Fretta May enfatiza que vários serviços são prestados nos CRAS. “O CRAS é um local público onde são oferecidos vários serviços de assistência social. Lá o cidadão pode ser encaminhado para o mercado de trabalho, fazer seu Cadastro Único, ter orientação sobre os benefícios sociais como o Programa Auxílio Brasil e benefícios eventuais como cesta básica, aluguel social, auxílio-natalidade ou auxílio-funeral, pedir apoio para resolver dificuldades de relacionamento familiar e de cuidados com os filhos”, destaca May.