Fundação de Meio ambiente recebe biombos de material reciclável

Um projeto inovador em Santa Catarina será utilizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente. Morador de Tubarão, o artesão Mario Fermino, que possuiu conhecimento adquirido em 25 anos como fabricante de pranchas de surfe, patenteou algumas de suas criações, como as pias e as cubas de cozinha e banheiro, reutilizando madeira de demolição. O material também foi utilizado em biombos e através de uma parceria, cedidos à Fundação, que utilizará o produto na exposição itinerante da mostra de fotos do Rio Tubarão.

A parceria se dá por se tratar de uma iniciativa que atende diretamente à lei ambiental que regulamenta a correta destinação de resíduos sólidos e o projeto ser pioneiro no Brasil. “Os oito biombos cedido à Fundação serão utilizados como suporte de fotos e cartazes e serão exposto à população em diversos locais da cidade”, afirma o diretor-presidente da Fundação Guilherme Bressan.

O processo inédito garante total reaproveitamento dos resíduos, que são impermeabilizados, tornando-se resistentes à água e ao cupim. “Atualmente tudo é queimado ou jogado em terrenos, o que acelera o aquecimento global e o desequilíbrio do planeta. A ideia surgiu para aproveitar os resíduos e contribuir com o meio ambiente, sendo esta, a primeira empresa de reciclagem de madeira de construção civil do Brasil”, conta o artesão.

Contatos com o artesão podem ser feitos através dos telefones: 9651-6154 ou 3629-0592, ou ainda pelo e-mail: marioferminio@gmail.com.

 

 

 

Priscila Ladislau/PMT